PayU adquire o provedor de pagamentos da Turquia

Aquisição da Iyzico faz parte de estratégia da PayU para se tornar a investidora número um do mundo

A PayU anuncia a aquisição da Iyzico, provedora de serviços de pagamento digital e uma das fintech startups mais bem cotadas na Turquia, por US$ 165 milhões. A compra, que se soma aos mais de US$ 500 milhões da PayU investidos em Fintechs e Fusões e Aquisições, é mais um passo na missão da empresa de se tornar o principal provedor de pagamentos em mercados de alto crescimento e o maior investidor de tecnologia financeira do mundo.

 

A aquisição permitirá à empresa consolidar sua posição como líder em pagamentos e acelerar a escala e a eficiência na Turquia, onde há uma enorme oportunidade de crescimento para pagamentos online e comércio eletrônico. Embora o e-commerce no país tenha crescido de forma estável em mais de 10% ao ano, ainda está no início, com uma participação na venda total inferior a 5%.

 

A oportunidade com as PMEs por si já é significativa, com potencial de expansão de 10 vezes nos próximos anos. Hoje, apenas 5% das pequenas e médias empresas de lá têm presença online, mas, graças aos programas governamentais que favorecem a digitalização, o percentual deve aumentar, o que representa uma grande oportunidade para facilitadores, como empresas de comércio eletrônico e processadores de pagamento. Fundada em 2013, a Iyzico oferece pagamentos seguros para mais de 300 marketplaces, com mais de 400.000 vendedores individuais de tamanhos diferentes, bem como 30.000 comerciantes online que usam sua solução de checkout. Amazon, Nike, H&M e Zara estão entre as marcas que escolheram a companhia como parceira confiável na Turquia.

 

Complementando a oferta digital, o acordo permitirá que a empresa fortaleça sua presença no mercado turco, acelere os negócios de PMEs com as soluções automatizadas da Iyzico e facilite a construção de uma ponte online entre a Turquia e os países da Europa Central e da África para incentivar mais comércio internacional em moedas locais na região. Laurent le Moal, CEO da PayU, comenta: “Adquirimos a Iyzico em um marco para cumprir nossa missão de consolidação local e nos tornar o principal fornecedor de pagamentos em todos os mercados em que operamos.

 

Estamos muito felizes em receber os fundadores Barbaros, Tahsin e toda equipe, à medida que integramos esse negócio de alto crescimento em uma etapa fundamental em nossa jornada para nos tornarmos o investidor de tecnologia financeira número um do mundo e além”. Barbaros Özbuğutu, co-fundador e CEO da Iyzico, acrescenta: “Em 2013, fundamos a Iyzico com o objetivo de permitir que pequenas e médias empresas de toda a Turquia aceitassem pagamentos online, um esforço que se transformou em uma equipe de 150 e bilhões de liras turcas de volume de transações. E hoje unimos forças com a PayU, uma operadora e investidora de tecnologia financeira líder global com uma forte herança e histórico em pagamentos em mercados de alto crescimento. Estamos ansiosos para entrar para essa equipe e trabalhar com especialistas altamente qualificados em pagamentos, fortalecendo a posição de liderança da empresa na Turquia”.

O acordo foi feito em um cenário de perspectivas positivas para o mercado turco em termos de comércio eletrônico, pagamentos online, pagamentos digitais liderados por bancos e uma considerável oportunidade para pequenas e médias empresas. A transação está sujeita à aprovação regulatória, o acordo deverá ser fechado nos próximos meses.

3